14 janeiro 2016

Resenha - Fragmentados - Neal Shusterman

Titulo: Fragmentados

Autor: Neal Shusterman

Editora: Novo Conceito

Número de Páginas: 368 
Classificação: 3/5 


Em uma sociedade em que os jovens rejeitados são destinados a terem seus corpos reduzidos a pedaços, três fugitivos lutam contra o sistema que os fragmentaria
Unidos pelo acaso e pelo desespero, esses improváveis companheiros fazem uma alucinante viagem pelo país, conscientes de que suas vidas estão em jogo. 
Se conseguirem sobreviver até completarem 18 anos, estarão salvos. No entanto, quando cada parte de seus corpos desde as mãos até o coração é caçada por um mundo ensandecido, 18 anos parece muito, muito longe.
O vencedor do Boston Globe-Horn Book Award, Neal Shusterman, desafia as ideias dos leitores sobre a vida: não apenas sobre onde ela começa e termina, mas sobre o que realmente significa estar vivo.


Connor, Risa e Lev são três adolescente que apesar de nunca terem se visto tem muito em comum, os três foram condenados a fragmentação. Com uma pequena diferença, Lev é um dízimo ou seja ele foi preparado desde que nasceu para o "grande dia" a tão temível fragmentação e vai por livre vontade pois acha que é seu único destino. 
Após terem sido mandados para a mesma colheita (nome que é dado ao lugar onde os fragmentados aguardam o dia em que serão despedaçados), o destino dos três os unem após a fuga de Connor (que diga-se de passagem foi quase cinematográfica.. hahahaha) e juntos vão tentar sobreviver sem serem pegos, um tentando ajudar o outro a sua maneira.
Em determinado momento após uma traição do (pestinha) Lev, os três tomam caminhos diferentes. Connor com Risa e Lev tenta sobreviver dia após dia sozinho, até que encontra outro garoto com quem compartilha sua jornada e muitas coisas acontecem, principalmente com Lev, ele deixa de lado aquela "inocência" de dízimo plantada nele e passa a ser mais durão. A vida nas ruas se escondendo e tendo que "caçar" sua própria comida o faz amadurecer e mudar por completo seu jeito de pensar e agir (de um jeito bom..menos mal) e depois de muitas reviravoltas do destino os três novamente são unidos.

Em certo momento Connor, Risa e Lev vão parar no mesmo lugar e apesar de estarem no mesmo ambiente eles não ficam juntos então podemos ter uma noção diferente da visão de cada um de coisas que acontecem nesse lugar sem ficar aquela coisa repetitiva e a sensação de Déjà vu, cada um tem sua função, então eles quase nunca estão juntos no mesmo lugar.
Risa e Connor não entende a mudança de Lev e o que ele passou pra agir diferente e acreditem ele me surpreendeu bastante,Risa por um tempo escapou da fragmentação de imediato pois como ela sabe tocar algum instrumento foi instruida a fazer parte da banda do local em que estão confinados,depois de uma rebelião Connor se fere gravemente e tem uma parte de seu corpo implantado de um outro fragmentado que querendo ou não ele sabe muito bem de quem..Se você ficou curiosa pra saber de quem é essa "parte" fragmentada vão ter que ler o livro.

O livro é narrado pelos três adolescentes e através deles ficamos sabendo um pouco mais de como eram suas vidas antes de serem mandados para a fragmentação. No inicio achei a narrativa um pouco cansativa, as coisas estavam demorando para acontecer, mas garanto que após a primeira separação dos três as coisas começam a evoluir mais.
Gostei bastante do enredo e a reviravolta que acontece no final é surpreendente! É uma série e mal posso esperar pra ler o próximo o livro.

27 comentários:

  1. Socorro! Achei que tinham acabado as resenhas incríveis desse livro. Eu estou morrendo de querer lê-lo, mas o fato de ser série tem me segurado. Só espero q não vire filme antes de eu conseguir coragem pra ler. Huahahuaha

    ResponderExcluir
  2. Socorro! Achei que tinham acabado as resenhas incríveis desse livro. Eu estou morrendo de querer lê-lo, mas o fato de ser série tem me segurado. Só espero q não vire filme antes de eu conseguir coragem pra ler. Huahahuaha

    ResponderExcluir
  3. Ui, quero esse livro desde que a editora mostrou a capa dele, cheguei a entrar na fila pra comprar na Bienal aqui do Rio, mas a fila estava quase completando 2 voltas ao redos do stand da editora e infelizmente eu desisti, estou louca por ele. Eu assisti ao book trailer e fiquei chocada kkk sério, acho que deve ser um livro que nos deixe com os nervos a flor da pele e que seja incapaz de largar.

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Esse livro é muito chamativo, sua resenha tem detalhes muito interessantes como um dos meninos que deveria ser fragmentado recebe uma parte de outra pessoa e o conflito ético que isso deveria ocorrer? Mas é outro livro que estou adiando a leitura não sei porque.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie adoro livros assim, e pelo que li na sua resenha, embora ainda não tenha lido o livro, mas como ouvi um amigo falando, parece muito com a história de Startes - Lissa P.

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gente, eu AMEI esse livro! Foi a minha melhor leitura de 2015. Melhor distopia, ever! Eu sou completamente apaixonada pelos protagonistas. E o final, realmente, é bem chocante! Eu não esperava por aquilo...

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  7. Oi Anne,
    eu tive o prazer de ler esse livro e foi uma das melhores distopias que li ano passado, estou bem animada em relação a sequência que vem por ai, espero que não caia na maldição do segundo livro e eu curta tanto quanto esse. O Livro é impactante!
    Espero que vire um filme em breve, merece muito!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ola Anne lindona confesso que o tema desse livro é bem polêmico, ainda não li, estou esperando as continuações, a ideia de fragmentar um ser humano, me espanta , e como fica a alma ? Por esse motivo estou bem curiosa, mas irei aguardar os demais livros. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Nossa. Você só deu 3 estrelas? Eu estou super curioso para ler essa Distopia. Ela tem tudo pra eu amar, achei super original. Fiquei mais feliz pois eu ganhei ele no igo secreto literário que participei. Ele vai ser minha próxima leitura.
    Abcsc

    ResponderExcluir
  10. Capa e sinopse completamente intrigantes. Gostei da premissa da história. Essa coisa de ter que caçar para se alimentar, de estar 24h por dia em alerta, de lugar contra o mundo... É sempre algo que prende a atenção, não é?
    É claro que eu fiquei curiosa para saber de quem é a parte fragmentada E isso não se faz... Aff. Mas minha maior curiosidade é "por que eles são fragmentados?". Ok, entendi que são renegados, mas o carinha foi criado para ser um dízimo. Então para quem é pago esse dízimo e com qual intuito?
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  11. Olha quando esse livro foi lançado eu não tive interesse nenhum em ler ele.
    A Agatha que leu e até gostou, mas eu na verdade não curti muito não.
    Eu achei ele meio forte no momento em que estava passando e achei melhor não ler. Mas mesmo assim depois que tu disse que a narrativa é meio arrastadinha, eu acabei até vendo que não iria gostar da estória mesmo, porque normalmente esse tipo de livro me dá muito sono e não funciona comigo de forma ALGUMA.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/dia-de-quote-18.html

    ResponderExcluir
  12. A premissa me interessou bastante, pena saber que a leitura foi lenta no início, com uma trama dessas confesso que achei que seria intenso do início ao fim. Mesmo assim quero ler a obra, pois como eu disse, gostei bastante de tudo. Essa capa é simples, mas bem enigmática e bonita.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Estou vendo muitas resenhas deste livro, amo distopias. Mas ainda não me interessei por este. Mesmo vendo várias resenhas endeusando ele, ainda não rolou aquela química. Gostei muito da sua resenha. Pois adoro resenhas que apontam algo negativo. haha Por que assim vou com menos expectativas para o livro e as vezes acabo me surpreendendo.

    beijos
    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, fico muito feliz vendo a sua resenha e o quanto você gostou do livro, eu tenho ele aqui e só não peguei por falta de tempo mesmo, mas está na minha lista para ser um dos próximos. Perece ter uma trama muito bem elaborada e cativante, bem do jeitinho que eu gosto. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Eu também adorei este livro e diferente de você não achei ele monótono no início, para mim foi bom do início ao fim, cheio de reviravoltas e também espero que a NC coloque logo em publicação a continuação, já que são mais dois livros!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Eu fiquei louca da vida para ler esse livro. Quando eu vi os quotes que a Novo Conceito soltava no instagram, imaginei que fosse um livro incrível e fiquei super curiosa. Gostei da sua resenha e já quero muito ler, porque pela sua resenha o livro é muito bom e quero saber de quem o menino recebe a fragmentação.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  17. Já vi vários elogios a obra mas não fiquei muito curiosa com ela mesmo gostando de distopias, a crítica ao aborto e a vida é interessante, mas não me interessou. E é bem chato ter um início arrastado, pois livros de distopia é de se esperar que sejam mais "animados".

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Anne,
    Esse livro parece ser realmente incrível, e particularmente, entendo a situação de Lev e todas as suas atitudes. Gostei muito do desenrolar da história e da resenha tbm.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  19. Gosto muito de distopias, e há algum tempo não leio nenhuma. Estou querendo voltar a ler e esse livro, sinceramente, deixou-me bastante interessada. Que capa, hein! Fantástica! Acho muito bacana quando podemos acompanhar o amadurecimento de um personagem, como acontece com Lev. Também me agrada o fato de o livro ser narrado pelos três, pois assim saberemos o que cada pensa e sente. Dica mais que aceita!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  20. Já vi esse livro por aí algumas vezes, ma nunca me interessei em saber do que se trata. Porém, parei aqui e li. Achei o plot interessante, mas não o suficiente pra me deixar curiosa com a leitura. Mas, gostei de saber que o livro é narrado por 3 personagens. Detesto livros narrados em 1ª pessoa, onde só uma tem voz, mas quando é em 1ª pessoas, mas outras personagens tem voz, a coisa muda de figura. Acho mais interessante. Mas ainda não assim, vou passar. Quem sabe um dia no futura, agora naõ. Mas valeu a dica.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?
    Já vi várias resenhas sobre esse livro e cada uma dela só me deixa mais curiosa, até mesmo as negativas. Acho que esse é o tipo de livro que eu iria gostar desde as primeiras páginas, mas infelizmente ainda não tive oportunidade de ler. A estória parece ser bem desenvolvida e super envolvente. E essa questão do final surpreendente me conquista mais ainda. Espero ler o mais rápido possível.

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
  22. Olá! Tenho muita vontade de ler fragmentados, embora já tenha visto que o trio foi comparado ao do rock riordan (isso é bom), mas de um jeito negativo. Parece que eles são muito novos pra um enredo tão pesado, ficou um pouco desconexo.gostaria que eles fossem maiores.. mais determinados... uma pena. Mesmo assim quero lê-lo!
    Bjss

    ResponderExcluir
  23. Confesso que estou super dividida em querer e não querer ler esse livro. Ao ler sua resenha fiquei empolgada em querer conhecer a história. Mesmo com essa coisa do inicio ser um pouco cansativo e eu ser meio que do tipo de não ir muito longe na leitura se ela não prende, acho que seria interessante descobrir como é esse novo mundo, como é essa fragmentação e como eles fugiram disso. Enfim, a premissa do livro é super interessante e se o final é surpreendente me deixa ainda mais empolgada em dar uma chance.
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  24. Olá

    Já faz um tempinho que quero ler esse livro e pretendo ainda esse mês,amo distopia e pela premissa essa é de certa forma uma das mais cruéis pelo que dá pra percebe,gostei da resenha,só não gostei de ter continuação queria que fosse livro único.


    Bjss

    ResponderExcluir
  25. Oiie,

    Devo confessar que a capa do livro é lindíssima, mas também confesso que não faz meu estilo, as distopias, pois morro de medo kkkk ainda mais quando é bem cruéis rs Apesar de ver resenhas falando super bem dele, vou deixar passar.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem ?
    Esse livro sempre traz resenhas arrebatoras, mas tenho receio de começar e gostar muito , é uma série e não sou muito fã , prefiro os livros únicos. Os que possuem continuação sempre acabam me decepcionando em algum momento.
    Mesmo assim, parabéns pela resenha , está sensacional como muitas que já vi deste livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi Ane,
    Mais uma resenha arrebatadora do livro.
    Acho que fragmentados impressionou todo o mundo literário. Talvez no futuro seja um novo clássico.
    Eu ainda não o li por falta de tempo, mas assim que der,vou ler com certeza.
    bjs
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir