26 abril 2017

Resenha - O Sol Também é uma Estrela - Nicola Yoon

Titulo: O Sol Também é uma Estrela
Autor: Nicola Yoon
Editora: Arqueiro
Nº de Páginas: 288
Classificação: 3/5

Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. 

Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história.

Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. 
Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois.

O Universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instante único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará realidade?

Natasha e Daniel são duas pessoas completamente diferentes mas ao mesmo tempo são parecidos em muitas coisas. E por obra do destino os dois acabaram se esbarrando e a amizade deles foi imediata,daquele tipo de amizade que só acontece no cinema,mas o destino não entrega assim tudo de mão beijada não.

Daniel e Natasha moram em NY ele filho de imigrantes coreanos e ela de imigrantes jamaicanos,o encanto dos dois é mútuo,apesar de que algo está prestes a acontecer,Tasha e sua família irão ser deportados,mas ela não informa isso até um certo ponto na estória,Daniel está prestes a ter a entrevista mais importante de sua vida e possível carreira, entrar para a faculdade de medicina,o sonho de seus pais.
Não é isso que ele quer para sua vida,na verdade ele fica um pouco perdido mas ama escrever poemas e um dia ser poeta,tem um irmão pé no saco de quem não se dar tão bem assim,e assim Daniel passa quase todo o livro nesse dilema sobre se vale a pena perseguir seus sonhos ou seguir o sonhos de seus pais.

Os sonhos de Natasha também são mudados com sua deportação por uma imprudência de seu pai,no entanto ela corre atrás de conseguir uma maneira de adiar ou anular essa deportação e com a ajuda de Daniel ela se entrega um pouco a essa amizade e possível primeiro amor. Mas nem tudo são flores e eles passam por situações de encontros e desencontros e encontros de novo sempre com uma ajudinha do destino.

Esse é o primeiro livro da autora que leio,tenho outro livro dela aqui que ainda não li (que recente irá para as telonas) mas que está sendo comentado e de uma maneira bem positiva e quando surgiu a oportunidade de realizar essa leitura de O Sol Também é uma Estrela fui com muita expectativa,o que foi um tanto errado da minha parte e acabei me decepcionando um pouco,a estória não é ruim e também não é um dramalhão digno de novela mexicana,talvez um pouquinho... a autora tinha a faca e o queijo na mão mas pecou em alguns aspectos,o foco principal aqui foi só a Natasha e nos seus esforços para impedir a deportação de sua família e o Daniel ficou um pouco de lado.

Capítulos curtinhos,leitura fluída que em dois dias dá pra ler rapidinho,mas por ter mais foco na Natasha em algumas partes ficou um pouco cansativo,só achei que a família de Daniel poderia ter sido um pouco mais explorado. O final me pegou de surpresa não esperava por aquilo maaaas mais uma vez entra aí aquela coisinha chamado "Destino". Pra quem gosta desse tipo de leitura,é uma ótima indicação,e pra quem não gosta muito mas pintou aquela curiosidade básica (o que foi meu caso) não vão com muita sede ao pote.

18 comentários:

  1. Olá
    Estou cada vez mais curiosa para conferir essa trama. Só leio bons comentários e tenho expectativas, sem contar que quero ler os outros livros da autora também. Essa parte de destino é realmente intrigante, mas eu gosto de ler quando há essas referencias, ainda mais quando existem algumas barreiras no caminho. Ah. essa capa é apaixonante!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oi Anne!

    Tudo bem? Eu vejo várias pessoas falando bem desse livro desde o lançamento, mas de jeito nenhum consigo me interessar pela história dele.

    Gosto da premissa de os protagonistas se tornarem amigos e que isso deve leva-los a algo mais no decorrer do livro, romances assim são mais críveis do que aqueles onde a mocinha e rapaz se olham e já estão amando loucamente um ao outro. Sinceramente prefiro aquelas relações construídas através das interações entre as personagens.

    É uma pena que a autora tenha deixado de explorar o Daniel para focar na Natasha, isso certamente me incomodaria muito se estivesse lendo pois detesto quando uma história é preterida já que se a autora poderia trabalhar melhor os dois protagonistas.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Anne!

    Eu já vi algumas pessoas falando muito bem desse livro e outras nem tanto, mas pelo que percebi da sua resenha você consegue ver pontos positivos e negativos.

    Uma das coisas que mais chamou minha atenção foi como são duas pessoas completamente diferentes e mesmo assim conseguem construir uma linda amizade este é sem dúvida o maior pró para mim. Em contrapartida o fato de ela não explorar tão bem assim o Daniel e focar só na Natasha por outro lado é um grande ponto negativo e me incomoda, pois deixar de lado o potencial de um personagem (ainda mais um principal!) deixa um grande buraco na narrativa pra mim.

    Outra coisa que gosto é de capítulos menores, mas não uma coisa de três páginas (já peguei livros assim e foram irritantes!) e também não gosto daqueles que parecem intermináveis. Esse livro parece ter a medida certa, quem sabe um dia eu anime lê-lo.

    Aninha
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, acho que o fato de você não gostar do livro é por causa da expectativa. Eu li esse livro e meio que sabia que não ia ser igual ao anterior. O que mais gostei nesse livro foi o fato de a autora dar voz a todos os personagens e torná-los protagonistas em algumas partes do livro. Por fvr, não ai querer ler uma novela mexicana em formato de livro, hahahaha.

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Já li um livro da Nicola e logo quando iniciei sua resenha me empolguei por ter gostado da primeira obra dela. A história parece ser bem legal, mas uma pena a autora ter focado só na Natasha e esquecido um pouco do Daniel, acho que este detalhe na história também me incomodaria um pouco. Ainda assim, fiquei interessada em ler o livro, mas não criarei tanta expectativas. Adorei a resenha!

    www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  6. Li um livro da autora e fiquei muito envolvida e apaixonada pela história, então, é óbvio que quero ler este livro aqui e pelas suas considerações, acho que vou amar também. Suas fotos me deixaram com mais vontade ainda de ter o meu livro em mãos.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Já tinha me deparado com esse livro, mas não sabia do que se tratava.
    Gostei de saber que a história vai sendo construída com dois protagonistas em que cada um possui características distintas e lidando com seus problemas e a partir disso formam um laço, mas fora isso, não me senti curiosa por ler o livro, senti que faltou alguma coisa, talvez porque não é meu tipico de leitura, mas ainda assim, senti que faltou algo a mais para mim. Mas fico feliz de que tenha gostado!
    Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!
    Que bela resenha!
    Estou de olho em O SOL TAMBÉM É UMA ESTRELA desde que a Arqueiro o lançou! Acho a premissa mega legal e a obra tem componentes que me atraem demais em uma leitura.
    Pretendo ler em breve <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, Achei bem interessante o tópico do livro abordar a possível deportação de uma família de imigrantes e também o verdadeiro dom de Daniel ser o de escrever poemas. Gostei bastante dos seus toques quanto a nós leitores não irmos com muita sede ao pote.

    ResponderExcluir
  10. Oi, é a primeira vez que eu vejo alguém falando que não amou completamente a história. Tenho que falar que até recentemente eu não sabia que ela era a mesma autora de Tudo e Todas as Coisas e acho que nosso problema é irmos com muitas expectativas ao ler. Eu confesso que eu acho legal o enredo, mas que ele não me atrai tanto assim, acho que o fato de você falar que foca tanto nela que Daniel fica um pouco de lado.. também me desagrada um pouco. Eu acho que deve ser uma história leve, gostosa e envolvente, mas fico feliz por ter me avisado porque assim não vou com tantas expectativas e consigo aproveitar mais! <3
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Fico triste em saber que a leitura fica um pouco cansativo em certos momentos, mas eu vejo muitas críticas divergentes em relação ao livro, e nunca deixo de fazer a leitura de uma obra por pequenos probleminhas. Eu vou receber esse livro para tirar as minhas conclusões, assim que eu fizer a leitura compartilho as minhas impressões com você. Mas achei a sua resenha ótima, esclareceu muitas coisas que eu não tinha lido em outras! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu ainda não li nada da autora, mas tenho muita curiosidade em conferir essas duas obras dela publicadas aqui no Brasil. Que pena que você se decepcionou um pouco com a leitura, mas no momento não achei negativo esse romance ficar mais de lado e o foco ser na família de Natasha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oie! Tudo bem?

    Diferente de você achei que o livro foi muito bem desenvolvido em todas as partes, amei conhecer a escrita da autora por esse livro e não vejo a hora agora de ler Tudo e Todas as Coisas, espero que seja tão bom quanto esse!

    Bjss

    ResponderExcluir
  14. Eu não sei se ele entraria em minha lista de leitura no momento!Estou afastando de todas leituras cansativas .
    Já li algumas resenhas suas e temos um ponto de vista super parecidos rsrs então sei que o q vc achou em laguna partes cansativos vou achar tbm kkk.
    Pena que a autora não conseguiu continuar no mesmo ritmo do primeiro livro!Mas se ler no futuro eu volto e te conto o que achei

    ResponderExcluir
  15. Olá, Anne.
    Quero muito ler esse livro!
    Já li um do autora e gostei, então acho que vou gostar desse também. Além disso, acabei de ler um livro que também tem a deportação como assunto principal. Então é bom aproveitar a onda e ler o quanto antes. Quero conhecer a história da Natasha e do Daniel.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Hm... Eu já conhecia esse livro e a autora, mas nunca li nada dela.
    Me pareceu um livro meio sem sal... Não me disse muita coisa.
    Eu não tinha interesse em ler, porque a história não tinha despertado minha atenção, e seus comentários afirmaram isso... Acho melhor passar essa leitura hahahaha.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Li esse livro há uns dias e amei a leitura, a construção dos personagens e da história. Não percebi essa falha que você disse de que a Natasha ficou em foco e Daniel ficou de lado. Acho que os dois foram bem trabalhados, mas eles são diferentes. Enfim, espero que você curta ainda mais a leitura de Tudo e todas as coisas, outro livro da autora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    São tantas pessoas falando bem desse livro que me sinto mal por não Lê-lo. Não que eu não queira, mas tenho tantos livros pra ler... Claro que já coloquei ele nos meus desejados. Assim que puder, vou adquirir a obra.
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir