28 junho 2016

Resenha - Confissões de uma Garota Excluída,Mal - Amada e (um pouco) Dramática - Thalita Rebouças

Titulo:Confissões de uma Garota Excluída,Mal - Amada e (um pouco) Dramática.
Autor: Thalita Rebouças
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 272
Classificação: 5/5

Tetê acaba de se mudar com a família toda para Copacabana, no Rio de Janeiro, para a casa dos avós. O lindo e espaçoso apartamento da Barra da Tijuca em que morava teve que ser vendido, pois com a crise o pai foi demitido, e o resultado é que a vida dela virou de cabeça para baixo. Além de perder a privacidade, tendo que dividir o espaço com cinco parentes malucos que brigam o tempo todo, ela perdeu todas as suas referências. A única coisa que a deixa feliz é cozinhar. E, claro, comer as delícias que faz.

O lado bom foi se livrar do antigo colégio, no qual sofria bullying por causa de seu jeito peculiar. Sem contar sua desilusão amorosa... O problema é que ela está apavorada, porque agora tudo será novo e estranho, com o ensino médio, com a nova escola, e sem conhecer ninguém. E morre de medo de ser excluída ou de sofrer bullying novamente. Ela está bem mal, para dizer a verdade. Ou talvez seja um pouco de drama, porque já no primeiro dia as coisas parecem ser um pouco diferentes... Pelo jeito, tudo vai mudar, e para melhor.

Ao mudar de escola  Teanira mais conhecida como Tetê espera que tudo seja diferente e que as pessoas possam gostar dela como realmente é e teme que novamente seja excluída (o que não deixa de ser um tiquinho verdade).
Temendo o sofrimento da filha e como sua vida mudou depois que seu pai perdeu o emprego e o apartamento em que viviam antes ela convence Tetê a procurar um psiquiatra para fazer terapia,e a menina timida e retraída acaba finalmente expondo todos os seus sentimentos e a partir daí sua vida dá um giro de 360º graus.

Em seu primeiro dia de aula ela faz amizade com Davi um nerd e Zeca o palhaço da sala que também na maioria das vezes sofrem com os comentários dos colegas mas que não se deixam abalar com certos comentários. E claro que não poderia faltar o garoto mais lindo da sala Erick (por quem Tetê tem uma quedinha) e  sua namorada Valentina uma verdadeira cobra criada filha de satã,que pega Tetê pra cristo mas que ela aprende a se defender.

Como era de se esperar na escola nova apesar de ter feito alguns amigos,Tetê continua sofrendo bullying mas com a ajuda de seus novos amigos ela consegue seguir com a vida um passo de cada vez,e com isso com o passar do tempo eles também a ajudam a dar um trato no visual sem mudar sua essência dando um pouco de confiança e autoestima.

E com tanta mudança acontecendo ao mesmo tempo Tetê deixa de ser BV e conhece o irmão do Davi que após a morte do avô passa a morar com ele e a avó e quem a ajuda no maior apuro de sua vida escolar,livrando-a de uma possível suspensão.

Confesso pra vocês que esse foi meu primeiro contato com a Thalita Rebouças e simplesmente amei sua escrita. Não é uma leitura maçante e vagarosa,rapidinho você lê e quando se dá conta da vida já terminou a leitura.
Amei todos os personagens,ri,chorei,quis matar alguns mas isso faz arte de toda leitura,e são poucos os livros em que consigo curtir todos os personagens,dei ótimas risadas com a família da Tetê,eles são completamente loucos,num sentido bom =)
Só acho que esse livro deveria ser adotado por todas as escolas,pois só quem sofre bullying sabe a cruz que é e quem faz deveria saber o sentimento que causa na vítima.
Leitura super recomendada!!!!!   

21 comentários:

  1. Oi Anne,

    Confesso que antes não estava tão curiosa para ler esse livro, mas depois de ler tantos comentários positivos a respeito, com certeza mudei de ideia e já quero ler o mais rápido possível. Deve ser uma leitura bem rápida mesmo e como já conheço a escrita da autora, sei que vou amar. De acordo com a temática, seria mesmo interessante se as escolas adotassem livros assim mesmo, acredito que iria ajudar bastante quem também pode passar por uma situação semelhante.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu já ouvi muitos comentários positivos sobre os livros da Thalita, e até fiquei curiosa quando vi a Arqueiro publicando esse, mas acabei não solicitando ele.
    A premissa da história é bem clichê na minha opinião, mas óbvio que isso não significa que seja uma leitura ruim por cauda disso. Acredito que a autora realmente consiga empolgar com sua escrita e nos fazer nos apegar aos personagens.
    Não é um livro que eu leria no momento, mas acho que poderia ser realmente uma ótima leitura para as escolas, já que aborda o bullying.


    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Esse livro me ganhou desde quando vi o lançamento, a capa é muito linda e o tema Bullying tem que ser discutido mesmo, é algo que infelizmente ainda está presente nas escolas e a vítima acaba sofrendo bastante. Outro livro que fala a respeito é A menina distraída da jornalista Vanessa Bencz, ela ainda viaja pelo país ministrando palestra sobre o tema.

    http://www.nossomundoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada da Thalita, porém esse livro me despertou para o trabalho da autora. Acho que assim como você esse livro será meu primeiro contato com ela. Nem imaginava que o livro tratava sobre bullying, com uma capa a diagramação que vi pelos videos do sanpchat da autora esperava que fosse apenas um romance adolescente.
    Com certeza você fez com que eu colocasse em definitivo na minha lista de desejados.
    E eu acho o nome desse livro gênial, quem não vai parar para ler?

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Anne,
    desde que soube desse lançamento desejei loucamente ler, nunca tive nenhum contato com a escrita da Talita, mas por ler tantos elogios acredito que realmente seja muito boa, além disso sou apaixonada por juvenis, ainda mais quando abordam temas tão relevante como o bullyng, infelizmente ainda não consegui comprar esse, mas assim que tiver uma oportunidade vou agarrá-la, afinal eu também quero muito me divertir com as loucuras dessa família.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  6. Amo a Thalita Rebouças mesmo sem ter lido um único livro dela. Acho que apenas pelo fato dela ter estimulado tantas meninas no habito da leitura. Amei a abordagem deste livro e concordo com você quanto a ser dotado como leitura obrigatória na escola, muito pertinente aos dias de hoje.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Estou ficando encantada com as resenhas que leio desse livro, acho todas extremamente incríveis e sempre apresentam o que penso dessa obra: que ele é ótimo!
    Adorei saber que você o recomenda para as escolas, pois os alunos veriam como é o sofrimento do bollying.
    A Tetê sofreu demais e tem uma chance de mudar e mesmo a mudança não sendo tão boa (porque ela continua sofrendo) achei legal os amigos estarem ao lado dela nesse momento.
    Adorei sua resenha, ela me deixou mais ansiosa ainda para ler.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu tenho visto ótimos comentários sobre o livro e tô louca para conhecer essa obra. Eu nunca li nada da Thalita e acho que esse livro também será a minha escolha para um contato inicial.
    Eu acho a premissa dessa obra bem divertida e gosto do fato dela tratar do tema bullying de forma leve, mas ainda passando uma mensagem real sobre o problema.
    Gosto muito de livros que retratam a adolescência, dá uma nostalgia danada, rs! Já tô ansiosa para conhecer os dramas da tetê!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nada da Thalita Rebouças, mas sei que ela tem uma maneira única de se comunicar com os adolescentes, tratando de temas sérios de uma maneira divertida e que conscientize o leitor, como parece ter ocorrido nesse lançamento, que alem de uma capa maravilhosa aparenta ter uma personagem divertida e envolvente, que passa por muitas reviravoltas com muito drama, achei muito útil o livro abordar o tema bullying e a troca de casa, que muitas passam e infelizmente podem deixar profundas marcas no comportamento

    ResponderExcluir
  10. Olá
    O que falar desse livro tão perfeito em? Eu simplesmente devorei o livro em menos de 3 dias, o que é super rápido pra mim, pois leio bem devagar. A Thalita tem uma escrita tão divertida de se ler, e essa história em si é bem bolada e interessante, eu terminei de ler o livro nao tá com 20 minutos rsrs. Espero ter a chance de conhecer mais a autora, já que esse foi sleu primeiro contato com ela
    Bjks

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Tenho muita vontade de conhecer a escrita da Thalita, mas ainda não tive oportunidade.
    Esse livro está em minha lista de leituras e foi muito legal ver que te causou tantos sentimentos diferentes e com gostinho que quero mais.
    Espero ler em breve!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  12. hi baby, tudo bem? eu gosto muito dos livros da Thalita Rebouças, mesmo não tendo mais idade pra isso kkkkk já li alguns e achei muito divertidos, esse ainda não tive a oportunidade mas quero muito pois muita gente está falando super bem (inclusive você rs) vou add a minha lista de futuras leituras!

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Olá, Tudo bem?

    Eu já li alguns livros da Thalita,ela tem uma escrita muito boa, porém o publico que direcionado a sua obras é o adolescente, então para pessoas mais maduras, a leitura torna-se chata.. Pretendo ir no lançamento do livro aqui no Rio.

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Nossa, eu já li muito Thalita Rebouças na minha adolescência, amava demais essa mulher. Mas isso faz tanto temoo que nem me lembro mais como é a escrita dela.
    Bem, esse livro não tinha me saltado aos olhos ainda, quando soube de seu lançamento, mas depois de ler tantas resenhas boas sobre ele acabei me convencendo que tinha que ler esse livro.

    Achei a trama muito divertida e com um tema muito importante e que deve ser trabalhado por todos, com certeza.
    Tenho pra mim que irei sim fazer essa leitura ainda esse mês.
    Muito obrigada pela dica.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    A escrita da Thalita é deliciosa, não é mesmo? Li pela primeira vez um livro dela esse ano e adorei, havia apenas lido contos em revistas adolescentes a muito tempo atrás kkk
    Tenho que confessar que a história que apresentou não tem muito a ver com o título. Achei que o título coloca um pouco a culpa de tudo na Tetê e não acho que seja culpa dela. Também não entendi porque ela precisa ir a um psiquiatra já que não foi relatado que lá tenha alguma doença. Será que não seria melhor um psicólogo?
    Talvez um dia eu acabe lendo este livro.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro faz um tempinho e assim como você foi o meu primeiro da autora, só que eu não fui tao conquistada assim, infelizmente :( Achei a historia bacana, a Tete é uma protagonista divertida e tem lá varias mensagens interessantes para passar para o leitor, mas pra mim foi uma história muuuito clichê e cheio de esteriótipos e isso fez a historia não me conquistar tanto, mas é uma boa leitura de qualquer forma.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Oi Anne, tudo bem?
    Eu estou morrendo de curiosidade em ler esse livro, pela sua resenha parece ser uma leitura leve e divertida e estou precisando de um livro assim no momento. Adorei ver que você gostou do livro e que recomenda, e que a personagem é bem contagiante. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Eu gosto bastante da escrita da autora, os livros dela são mesmo bem leves e divertidas. Eu ainda não li esse lançamento, mas espero poder conferir essa história, principalmente por tratar de bulliyng. imagino que seria mesmo uma boa leitura nas escolas...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi,
    eu já vi tantos comentários positivos sobre esse livro que tô morrendo de vontade de ler. Ainda não li nada da Thalita mas quero muito conhecer sua escrita, os livros dela parecem ser bem do tipo que eu gosto e esse também, com esse jeitinho mais infanto-juvenil a Tetê deve ser um doce e engraçadíssimo.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Ainda não li nada da Thalita Rebouças, gostei bastante do título e também dessa resenha, porém ultimamente, o gênero YA não me satisfaz.

    Abraços, Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Anne, acho bacana esse livro tratar um tema tão atual como o bullyng. Ainda não li nada da autora mas só vejo elogios para a autora do blog.
    E acredito que esse livro apesar do tema tem uma leitura divertida que nos faz lembrar da nossa própria adolescência. Rsrs
    Já está na minha lista.
    Bj

    ResponderExcluir